Coordenador : Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 389275.2202.73985.14022023
Unidade/Órgão Adm.: EST
Departamento/Setor: LITS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Projeto Rede Educativa UFF - Pré Vestibular Social 2023 tem a capacidade de atuar em diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo um público amplo e diversificado nessas regiões. Todavia, seus domicílios prioritários de atuação são identificados a partir de dois objetivos básicos: (I) As regiões onde a Universidade Federal Fluminense encontra-se de alguma forma presente e as localidades próximas; (II) Microrregiões do Estado do Rio de janeiro. O perfil do local e do publico serão caracterizados a partir da natureza e ações do Projeto, e também a partir de demanda setorial específica, sendo composto, principalmente, por áreas econômica e socialmente desfavorecidas, em comunidades.
Local de atuação: Ensino presencial: Faculdade de Administração, Ciências Contabeis, Ciências Atuariais e Empreendedorismo Rua Santos Mario Braga n°30 - Campus do Valonguinho UFF; Faculdade de Administração (Prédio 30) - 8° andar - Sala 805a Ensino remoto: Nas nossas plataformas digitais, tais como: Facebook, Instagram e Youtube. Além disso, utilizamos outras plataformas disponíveis como: Zoom e Google meet.
Objetivo
O projeto em questão tem como objetivo cerne a exposição do aparato técnico, pedagógico, organizacional, gerencial e financeiro da estruturação funcional básica para implantação do projeto Rede Educativa UFF, de forma a torná-lo um projeto referência na matéria em questão, proporcionando um ganho social, educacional, acadêmico e midiático aos agentes envolvidos. I- Desenvolver o Plano de Negocio do projeto Rede Educativa UFF, consolidando um projeto auto-sustentável; II- Apresentar todo o mapeamento de processo necessário para a implantação, consolidação e execução do objetivo proposto; III- Desenvolver um planejamento estratégico da ação através de uma consultoria especializada, gerando maior impacto ao objetivo proposto; IV- Atuar como captador de recurso na buscar por possíveis parceiros que tenham uma visão empreendedora e social para patrocinar/apoiar o projeto. V- Continuar executando um Pré Universitário Social no município de Niterói VI- Implementar o Rede Educativa - UFF Esportes em um município que tenha um campus da UFF, com no mínimo três modalidades esportivas. VII- Desenvolver um festival de cultura e ações de debate sobre cultura urbana e sociedade. VIII- Promover ações empreendedoras, para capacitação e otimização de empreendimentos em comunidades. IX- Promover ações de educação Financeira, assim como ciclo de palestras de diversos temas.
Resumo
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país. Estão distribuídas em todo o território nacional e em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação, constituindo-se em espaços privilegiados para a produção e acumulação do conhecimento e a formação de profissionais cidadãos. Sua missão nasce através da relação tripartite entre ensino, pesquisa e extensão. As ações de extensão são geradas tanto a partir das demandas sociais, quanto por interesses específicos da UFs, ou ainda para atender a políticas públicas em nível municipal, estadual e federal. Com grande repercussão nas comunidades, diversos programas e projetos são desenvolvidos nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, inovação, direitos humanos e inclusão social. O Projeto Rede Educativa UFF busca ampliar a relação da universidade com a sociedade, desenvolvendo projetos/programas educativos, inovadores, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa, voltados para soluções de questões locais, regionais e nacionais. Suas áreas de atuação nascem da interação entre diversos setores e projetos da Universidade, contribuindo para o fortalecimento unificado da Rede Educativa UFF 2023, a saber, são programas do projeto: Rede Educativa - Pré Universitário Social Niterói, Rede Educativa - Empreendedora, Rede Educativa - Ciclo de palestras, Rede Educativa - Esportes e Saúde. O Projeto Rede Educativa - UFF é idealizado pela Pro Reitoria de Extensão – UFF, juntamente com a Faculdade de Administração da UFF.